Homepage > As minhas dúvidas >  Como reciclar em casa: embalagens
Bem vindo ao O meu Ecoponto
Ecoponto Amarelo Ecoponto Azul Ecoponto Verde
Como reciclar em casa: embalagens
   
Perguntas frequentes sobre o sistema de gestão de resíduos

Saiba tudo sobre como funciona o seu sistema de recolha de resíduos e sobre a forma como é gerido e mantido o seu ecoponto

 
Temas disponíveis
 Como reciclar em casa: embalagens
Como reciclar em casa: não embalagens
O processo de reciclagem
Os responsáveis pela reciclagem
O projecto “O Meu Ecoponto”
1 - Como posso adquirir um ecoponto doméstico?
2 - Já vi os funcionários que recolhem os ecopontos a misturar tudo no mesmo camião. Então para quê separar?
3 - Posso colocar copos, pratos e talheres de plástico descartáveis no Contentor Amarelo?
4 - Onde devo colocar as garrafas de óleo de cozinha e de azeite?
5 - Em qual dos contentores devo colocar os pacotes de leite e bebidas?
6 - Sugestões para melhor separar os resíduos
7 - O que colocar no Ecoponto?
1-Como posso adquirir um ecoponto doméstico?
A Sociedade Ponto Verde realizou um projecto que visou a produção do chamado “ecoponto doméstico” com o objectivo de disponibilizar ao público um contentor a custos reduzidos e de pequenas dimensões adequado ao reduzido espaço das habitações. Poderá encontrar estes contentores à venda em super e hipermercados.

Existem alguns Sistemas Gestores/Autarquias que têm realizado campanhas de distribuição destes contentores gratuitamente pela população que servem. Deverá informar-se junto do seu Sistema Gestor/Autarquia. Descubra qual é na página "O Meu Município".

Existem várias alternativas para implementar em sua casa um sistema de recolha selectiva, tudo depende da sua imaginação. A dica que sugerimos é que, sempre que possível, deve manter próximos os caixotes de lixo comum (indiferenciado) e o caixote para as embalagens usadas. Desta forma dificilmente se esquecerá de separar.

Poderá utilizar um único caixote para colocar todas as embalagens usadas, tendo de realizar a separação por tipo de material à boca do ecoponto. Se preferir, pode adquirir um caixote com divisórias que tornam a tarefa de separação mais fácil.

Outra alternativa será manter próximo do lixo comum (indiferenciado) o caixote para colocar as embalagens de plástico e metal. As embalagens de vidro, pelo seu maior volume, podem ser armazenadas num outro local da casa, por exemplo numa varanda ou despensa. O papel e o cartão usados podem ser guardados em qualquer divisão, numa caixa de cartão, ou num saco, por exemplo.
2-Já vi os funcionários que recolhem os ecopontos a misturar tudo no mesmo camião. Então para quê separar?
Apesar de não o conseguirmos ver geralmente as viaturas de recolha são bicompartimentadas. Isto significa que o conteúdo de cada ecoponto fica num compartimento específico não havendo mistura, que prejudicaria todo o trabalho de recolha selectiva. Estas viaturas servem para rentabilizar as recolhas tornando-as mais rápidas e menos onerosas.
3-Posso colocar copos, pratos e talheres de plástico descartáveis no Contentor Amarelo?
Não. Este tipo de objectos não faz parte das embalagens e deve ser colocado no contentor de lixo comum (resíduos indiferenciados). Nos ecopontos apenas devemos colocar embalagens usadas; as únicas excepções são os jornais, revistas, papel de escrita ou impressão no contentor azul e as pilhas quando existir um contentor específico para o efeito.
4-Onde devo colocar as garrafas de óleo de cozinha e de azeite?
As garrafas de vidro deverão ser sempre colocadas no Contentor Verde, sem tampa e devidamente esvaziadas.

As garrafas de plástico que contiveram óleos alimentares, depois de totalmente esvaziadas, devem ser colocadas no Contentor Amarelo.
5-Em qual dos contentores devo colocar os pacotes de leite e bebidas?
Até há pouco tempo a colocação destas embalagens era feita de acordo com as indicações de cada município. Alguns aconselhavam a sua colocação no contentor amarelo - para plástico e metal, outros, aconselhavam a sua deposição no contentor azul, para papel e cartão. Estas duas regras foram harmonizadas e estas embalagens (por ex. de leite e sumos), a partir de agora, devem ser colocadas no contentor amarelo, seja qual for o município, facilitando assim a vida a todos os consumidores.
6-Sugestões para melhor separar os resíduos
A participação activa de todos nós no processo de reciclagem começa em casa com a separação das embalagens usadas por tipo de material: plástico e metal, papel e cartão e vidro. Para uma separação correcta dos resíduos de embalagens deverá sempre seguir as indicações fornecidas pelo seu Sistema Municipal/Autarquia.

Dicas para melhor reciclar:
  • Esvaziar bem as embalagens para evitar que contaminem o material já depositado.
  • Espalmar as embalagens sempre que possível. Desta forma, para além de ocuparem menos espaço em casa e diminuírem o número de deslocações ao ecoponto, também se reduz o volume que vão ocupar no contentor diminuindo os custos e a poluição provocada pelo transporte e armazenamento desses materiais.
  • Colocar os objectos no ecoponto um a um, e não em sacos fechados com que transporta os materiais para o ecoponto. Desta forma facilita a separação que se efectua de seguida na Estação de Triagem.
  • Pode também passar por água algumas embalagens para evitar maus cheiros.

Como última sugestão, deposite no Ecoponto Amarelo o saco que usou para transportar as embalagens usadas.
7-O que colocar no Ecoponto?
No ecoponto devem ser colocadas apenas embalagens:

Ecoponto Amarelo: Latas de bebidas, latas de conserva, pacotes de leite e bebidas, iogurtes, aerossóis vazios, tabuleiros de alumínio, garrafas, garrafões e frascos de plástico, sacos de plástico e esferovite limpa.

Não colocar: Embalagens de produtos tóxicos ou perigosos; electrodomésticos; pilhas e baterias; objectos que não sejam embalagens, por ex.: tachos e panelas, talheres, ferramentas, etc.

Ecoponto azul: Embalagens de papel e cartão. Apesar de não serem embalagens também deverá colocar jornais, revistas e papel de escrita e impressão.

Não colocar: Embalagens de cartão com gordura, sacos de cimento, embalagens de produtos químicos, papel de alumínio, papel autocolante, fotografias, fraldas, papel absorvente por ex.: papel de cozinha, guardanapos e lenços de papel.

Ecoponto verde: Garrafas, frascos e boiões de vidro.

Não colocar: Loiças e cerâmicas (copos, pratos, chávenas, etc), janelas, espelhos, vidraças, lâmpadas e materiais de construção civil.

Nota importante: Antes de colocadas no ecoponto, as embalagens devem ser sempre bem escorridas e espalmadas para reduzir o espaço que ocupam quer em casa quer no ecoponto.

Deverá respeitar as regras de deposição indicadas pelo seu Sistema Municipal/Autarquia.
   
© GEOTA - Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente
    Sociedade Ponto Verde
>Formulário de Contacto >Disclaimer: >Créditos: