Homepage > As minhas dúvidas >  O projecto “O Meu Ecoponto”
Bem vindo ao O meu Ecoponto
Ecoponto Amarelo Ecoponto Azul Ecoponto Verde
O projecto “O Meu Ecoponto”
   
Perguntas frequentes sobre o sistema de gestão de resíduos

Saiba tudo sobre como funciona o seu sistema de recolha de resíduos e sobre a forma como é gerido e mantido o seu ecoponto

 
Temas disponíveis
Como reciclar em casa: embalagens
Como reciclar em casa: não embalagens
O processo de reciclagem
Os responsáveis pela reciclagem
 O projecto “O Meu Ecoponto”
1 - O que é a Sociedade Ponto Verde?
2 - O meu ecoponto encontra-se em mau estado ou mal localizado. Com quem posso falar?
3 - Não encontro o meu ecoponto no site.
4 - Como faço para pedir um novo ecoponto?
5 - O que é o GEOTA?
6 - Qual o interesse do GEOTA no Projecto “ O Meu Ecoponto”?
7 - Porque os cidadãos devem participar no projecto O Meu Ecoponto?
8 - Como saber a que Sistema de gestão de resíduos pertenço?
1-O que é a Sociedade Ponto Verde?
A Sociedade Ponto Verde é uma entidade privada sem fins lucrativos que foi licenciada oficialmente para dar cumprimento à legislação relativa à gestão integrada de embalagens e resíduos de embalagens não reutilizáveis a nível nacional.

A legislação (Decreto-Lei N.º 366-A/97) refere que os embaladores, os responsáveis pela colocação de produtos no mercado nacional e os industriais de produção de embalagens ou matérias-primas para o fabrico de embalagens são responsáveis pela gestão e destino final dos seus resíduos de embalagens, podendo transmitir a sua responsabilidade a uma entidade gestora. Em Portugal a entidade gestora dos resíduos de embalagens é a Sociedade Ponto Verde. Esta entidade visa a promoção da recolha selectiva, a retoma e a reciclagem de resíduos de embalagens.
2-O meu ecoponto encontra-se em mau estado ou mal localizado. Com quem posso falar?
Caso tenha identificado uma situação específica ou urgente que necessita de correcção, propomos que identifique a entidade responsável no link “O Meu Município”e a contacte.

No entanto, ao avaliar o seu ecoponto em “Como está o meu ecoponto”, essa informação será encaminhada para a entidade responsável pela manutenção e recolha dos ecopontos da sua zona. A opinião dos utentes servirá como um barómetro para que o serviço seja melhorado.
3-Não encontro o meu ecoponto no site.
É possível que, ao tentar localizar o seu ecoponto, a sua localidade não se encontre disponível na lista. Isto poderá acontecer em alguns casos, uma vez que apenas são visualizáveis as localidades que contêm os respectivos ecopontos registados no site, que são disponibilizadas ao GEOTA/SPV pela entidade responsável pela sua colocação. Embora o projecto abranja quase toda a totalidade de entidades responsáveis existentes no país, algumas ainda não participaram ou não forneceram os seus dados actualizados.

No entanto, quando o utilizador efectua o registo do seu ecoponto este fica visível, apenas para o utilizador que efectuou o registo, na pagina “O meu Ecoponto”. Apesar do ecoponto não se tornar visível para os restantes utilizadores, a informação obtida pelas avaliações realizadas sobre esse ecoponto serão encaminhadas à entidade responsável pela sua gestão.
4-Como faço para pedir um novo ecoponto?
O projecto “O Meu Ecoponto” visa promover a melhoria do serviço prestado pelo sistema de ecopontos, sendo uma plataforma onde os utilizadores do sistema podem avaliar o seu ecoponto, sugerir a colocação/localização mais adequada, conhecer a entidade responsável pela gestão deste sistema na sua zona, permitindo que esclareçam as suas dúvidas relativamente às regras de deposição dos resíduos de embalagem. A recolha dos ecopontos não é da nossa responsabilidade, cabendo esta função à entidade responsável pela manutenção e recolha.

Poderá sugerir no link “Onde está o meu ecoponto?” a colocação de um ecoponto na sua área de residência. Esta informação será automaticamente encaminhada para a entidade responsável. Através do link “O Meu Município” pode descobrir quem é a entidade responsável pela colocação de ecopontos na sua área de residência. Poderá também contacta-los e expor a sua situação.
5-O que é o GEOTA?
O GEOTA - Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente -, é uma organização não governamental de ambiente. Tem âmbito nacional e foi constituída em 1986. Tem fins não lucrativos e o estatuto de utilidade pública.

O GEOTA aposta na promoção de uma cidadania de responsabilidade ambiental e social, plenas para todos os indivíduos e organizações da sociedade, envolvendo a promoção de valores ambientais e das vias que conduzam ao desenvolvimento sustentável.

O seu campo de actuação é diverso, sendo várias as áreas temáticas em que desenvolve trabalho: Água, Avaliações de Impacte Ambiental, Conservação da Natureza, Energia e Transportes, Meio Marinho, Ordenamento do Território, Turismo Sustentável, Resíduos e Sensibilização.
6-Qual o interesse do GEOTA no Projecto “ O Meu Ecoponto”?

O GEOTA aposta numa cidadania ambiental responsável. Promove este projecto visando informar e consciencializar o público para a importância da sua colaboração na gestão dos resíduos de embalagem.

Os nossos objectivos neste projecto são:

  • Facilitar modos diversos de participação na qualidade do serviço prestado pelo sistema Ecoponto; 
  • Promover a sua melhoria e eficácia.
7-Porque os cidadãos devem participar no projecto O Meu Ecoponto?

Sendo o sistema de ecopontos a modalidade mais praticada no país para a deposição selectiva das embalagens usadas, o serviço prestado na recolha e manutenção destes equipamentos tem um significado de extrema relevância na motivação para a participação do cidadão na recolha selectiva.

Assim, com este projecto, os cidadãos podem:

  • Saber como contribuir para a valorização e reciclagem das embalagens usadas;
  • Conhecer quais os sistemas de recuperação, recolha e valorização de resíduos de embalagens de que dispõem;
8-Como saber a que Sistema de gestão de resíduos pertenço?
Descubra aqui qual é o Sistema de gestão de resíduos da sua área de residência O Meu Município

   
© GEOTA - Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente
    Sociedade Ponto Verde
>Formulário de Contacto >Disclaimer: >Créditos: