Plástico Depositar: Garrafas, garrafões e frascos de:
- água
- sumos e refrigerantes
- vinagre
- óleos alimentares
- detergentes ( incluindo lixívia)
- produtos de higiene ( shampô, cremes)
- óleo de motor
Sacos de plástico Sacos de ráfia (batatas e cebolas) Filme plástico Esferovite Pacotes de leite e bebidas (ECAL - embalagens de cartão para alimentos líquidos ) Embalagens de Iogurtes sólidos e líquidos Embalagens de manteiga e margarinas Embalagens de batatas fritas e aperitivos Bisnagas de mostarda, ketchup Copos de plástico Tampas de plástico Vasos
Não depositar: Garrafões de combustível Baldes Cassetes de vídeo CD's e DVD's Canetas Cabides Rolhas de cortiça Talheres de plástico
Metal Depositar: latas de bebidas latas de conserva caricas tabuleiros de alumínio aerossóis vazios Tampas metálicas Tubos de pasta de dentes
Não depositar: Electrodomésticos Pilhas e baterias Objectos que não sejam embalagens, por ex.: tachos e panelas, talheres, ferramentas, etc.
Papel Depositar: embalagens de cartão, por ex.: caixas de cereais; bolachas, etc sacos de papel papel de embrulho jornais e revistas papel de escrita papel de impressão caixas de cartão de ovos envelopes (não é preciso tirar janela)
Não depositar: embalagens de cartão com gordura, por ex.: pacotes de batatas fritas, caixas de pizza sacos de cimento embalagens de produtos químicos papel de alumínio papel autocolante papel de cozinha, guardanapos e lenços de papel sujos toalhetes e fraldas papel plastificado
Vidro Depositar: Garrafas (bebidas, azeite) Garrafões Frascos Boiões sem tampa
Não depositar: Loiças e cerâmicas (pratos, copos, chávenas, jarras, cristais.) Materiais de construção civil Janelas, vidraças, espelhos, etc. Frascos de Perfume. Lâmpadas.
Notícias
O Meu Ecoponto – o projecto
O Meu Ecoponto é um projecto desenvolvido pelo GEOTA e pela Sociedade Ponto Verde e já vai no seu 5.º ano de desenvolvimento.
Sabemos que, actualmente, em Portugal, existem cerca de 30 000 Ecopontos e que esse número está constantemente a aumentar. Trata-se do sistema mais generalizado para a deposição selectiva de resíduos de embalagens, colocado à disposição do público.
Como a eficácia da recolha selectiva através dos ecopontos depende de vários factores, sendo o principal a participação do público, a colaboração de todos é essencial.
Registe-se e faça as suas observações ou sugestões, estamos cá para as encaminhar devidamente para as respectivas entidades responsáveis.
A avaliação pelo público, utilizando as ferramentas disponibilizadas na página O Meu Ecoponto e noutros suportes, permitirá auxiliar os Sistemas Municipais/Autarquias a detectarem eventuais problemas e a melhorarem os processos de recolha, contribuindo assim para a eficácia global do Sistema Integrado de Gestão de Resíduos de Embalagens - SIGRE.
No interior desta página, poderá encontrar muita informação útil e até esclarecer, através da secção “as minhas dúvidas”, algumas questões que geralmente os cidadãos se põem em relação à deposição selectiva de resíduos de embalagens.